domingo, 16 de junho de 2013

DEPOIMENTOS - MGME GRUPO 4

Depoimentos Sobre a leitura e escrita baseado em depoimentos de autores que fazem parte do Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática – 1 Turma 375



JULIANA CENTURION RODRIGUES
http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/pA leitura e a escrita na minha vida estão intimamente estão intimamente relacionados. Fiz muito exercícios da leitura para melhorar concentração. A Leitura faz com que descubramos um mundo novo e fascinante. Ler ajuda na atenção, a memoria ajuda na dificuldade de se expressar, promove o aprendizado  A língua escrita, por seu lado, só é aprendida depois que dominamos a língua falada. E ela não é uma simples transcrição do que falamos; está mais subordinada às normas gramaticais. Portanto, requer mais atenção e conhecimento de quem fala. Além disso, a língua escrita é um registro, permanece ao longo do tempo, não tem o caráter passageiro da língua falada.

Tenhos, que ter o hábito de escrever, pois se não esquecemos até das regras da escrita.

Eu também fui alfabetizada com esta cartilha. Esta cartilha é muito boa.
Se ela voltasse quem sabe não seria a solução para os problema que encontramos hoje com os alunos não alfabetizados

Em minha vida sempre gostei de ler, ao contrário do que parece, não somente livros produzidos por intelectuais nos ajudam a crescer, no princípio minhas atividades literárias se constituíam em simples gibis, algo que conseguia prender a minha atenção e me fazer ler mais de uma hora por dia, na escola sempre tive mais facilidade no português, graças leitura que já havia se tornado hábito em minha vida.
Com o passar dos anos aprendi a me interessar por livros, histórias com mais conteúdo, comecei a observar as pessoas que tem esse mesmo hábito, e com pouca dificuldade percebi a enorme diferença entre os que lêem e os que jamais adquiriram o hábito, os leitores tem o vocabulário mais enriquecido, mais facilidade de comunicação e disciplina da mente e do conhecimento.

Como diziam:
Algo muito importante na leitura é saber entender e interpretar o que se lê, “ a leitura precisa permitir que o leitor aprenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.” (Angela Kleiman)
As pessoas precisam saber o quanto é importante o hábito da leitura, uma sociedade precisa aprender que a leitura nos da o entendimento do mundo. “A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.” (René Descartes).

http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/pUm amigo me disse:
Leio muito. De tudo. Mas também observo muito. Acho que essa é a questão. A leitura nos faz viajar, sorrir, chorar, pensar, imaginar, tudo. Ela é nossa fuga da realidade e também nosso arremessador para ela. Tudo ligado.
Acho que realmente gosto de ler e de escrever. *rs

Um livro que eu nunca esqueci foi "A Moreninha"


JULIANA APARECIDA NOBREGA 

Olá turma, a leitura está presente em todos os momentos de nossa vida, assim como na compreensão da Matemática, esta por sua vez, "auxilia na compreensão e interpretação do conhecimento das outras ciências, colaborando em atividades de estimações, medições, comparações, lógica, análise, entre outras, desenvolvendo ideias, representações e estabelecendo relações, no contexto de convivências" (MATO GROSSO, 2010, p. 05). Podemos ser bons professores, conhecedores dos conteúdos de matemática, no entanto, devemos ser bem instruídos para ensinar aos nossos alunos a leitura adequada de cada questão, pois precisa haver relações, comparações, exemplificações, dialogo sobre o conteúdo em estudo. Diante do exposto, consideramos que não há distinção entre a Matemática, a Leitura e a Escrita, pois estão totalmente interrelacionadas. Portanto, os professores devem levar para a sala de aula essa dependência que uma disciplina tem da outra, não é porque sou um professor de Matemática que não vou levar textos para meus alunos lerem, ou então porque sou uma professora de Produção de Textos e Leitura que a Matemática deve passar bem longe das minhas aulas. Essas ideias devem ser desconsideradas, temos que fazer a apresentação desses conteúdos em conjunto, para que não ocorra a perda de nenhum conhecimento articulado às diferentes áreas do conhecimento.


JULIANO CARLOS MICHELAN
Olá Roseli, também gosto muito ler e tenho o hábito de ler para meus alunos alguns dos trechos do livro Motivação Todos os Dias, de Luizinho Bastos = e adquiri esse hábito com uma certa professora de matemática que me deu aula na 8ª série.

Me recordo na minha infância de ser cobaia das minhas irmãs, me faziam de aluno delas e assim me ensinaram a ler. Como adorava e adoro até hoje história em quadrinhos , a turma da Mônica, Chapolin Colorado e Marvel em geral x-man principalmente, entrei na pré-escola já sabendo ler e lá conheci a cartilha caminho suave onde aprendi a escrever. Como viajava nessa cartilha.
Quando ingressei no ensino fundamental a professora pediu para comprar o livro Os miseráveis de Vitor Hugo, como lia, lia e lia foi meu primeiro livro, fora que eu morava no sítio então, já viu os livros que eu lia ganhavão vida no terrerão.
Ler sempre foi uma aventura, no ensino médio, além dos livros literários que as professoras pediam eu também lia muitos romances policiais (em destaque os de Sidney Sheldon) e vários colegas sempre me pediam indicações de livros.

Gosto muito da leitura mas, tenho muita dificuldade na escrita. Me percebo escritor quando tenho que redigir algum texto para alguns cursos, quando tenho que elaborar enunciados para questões de prova e principalmente ao corrigir alguns erros ortográficos de meus alunos.

Na minha opinião também acho que a cartilha caminho suave deveria continuar sendo utiliazada porque  é fácil de ser entendida pelos alunos e alcança o objetivo principal que é a alfabetização.


KATIA MARIA DE ALMEIDA
A leitura é uma experiência que nos faz viajar. Muitas vezes o livro é um companheiro  e as vezes íntimo, onde nos leva a conhecer lugares, países e pessoas. O livro nos faz viver e nos mostra a vida. A vida é inventada a partir de uma combinatória de sonhos que já foram sonhados. A literatura é um meio de aprender a sonhar a própria liberdade.

Lendo tantos relatos e experiências com leituras, recordei-me de um periodo da minha vida no E.F., que li o livro "vidas secas" , me marcou muito por eu estar na adolescência e ser um livro de vidas sofridas. Tínhamos que ler o livro determinado pela professora para fazermos a prova, e não havia resumo, era leitura do livro mesmo. E a prova era com perguntas relacionadas ao livro e valia tanto quanto a outra de gramática.

Eu também Gislene, tenho muita dificuldade em colocar no papel o que realmente gostaria. Vejo as pessoas escrevendo aqueles textos, aquelas idéias, e eu nada...kkkkkkkkkkk

Devemos modificar a visão de Leitura  dos nossos alunos, tentando mostrar que a matemática também tem a sua história e que ela nos conta sobre os pesquisadores, estudiosos e descobertas.

Luiz Franciso Ferro
 Olá também fui alfabetizado no caminho suave, grandes lembranças das paginas coloridas, do zabumba, e tudo mais, acho que este aprendizado me fez subir como na lição do foguete.

Luiz Franciso Ferro 
A Leitura sempre esteve presente em minha vida, meus pais sempre me apoiaram a leitura, desde os gibis , as revistas e jornais. Hoje gosto de ler mais artigos tecnicos, mas sempre que posso dou uma escapadinha para revistas infantis, hoje com uma criança em casa temos que utilizar o conhecimento para a aprimoração e gosto de mais um futuro leitor. Sempre comento com os jovens que leciono, que mais importante que saber e saber compreender as palavras, juntas elas fazer sim o uso delas. E como comento a eles na Matemática, a interpretação de um problema, leva a solução dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário