NOME:________________________________________.
1. Inicialmente, explorem o geoplano virtual à vontade, descobrindo as ferramentas disponíveis e o funcionamento destas ferramentas. Observe que você também pode utilizar as cores disponíveis no software e pintar o interior da figura construída.
b) O que você fez com as medidas da figura? Explique.
3) Construa os triângulos abaixo no geoplano virtual:
b) Os triângulos são ou não semelhantes? Por quê?
4) Com o geoplano virtual, desenhe a figura:
a) Amplie a figura original, de forma que as medidas
dos lados do polígono sejam multiplicadas por dois.
b) As
figuras são semelhantes? Por quê?c) Que estratégias de resolução você utilizou para resolver o problema?
5)
Construa um segmento de reta com dois pontos (a medida do segmento será de 1
unidade de comprimento) e um segmento de reta paralelo a este segmento, de
medida de comprimento máxima, como apresentado na figura a seguir:
a)
Construa vários quadriláteros cujos vértices são um dos pontos dos dois segmentos
de reta.
b)
Os quadriláteros construídos são ou não semelhantes? Por quê?
6.
Use sua criatividade e desenhe uma figura qualquer no geoplano virtual.
a)
Reduza a figura construída de forma que seja semelhante à figura original.
b)
Para você, o que são figuras semelhantes?
7. Com o geoplano virtual, desenhe os quadrados:
a)
Observe que os quadrados estão numerados. Desenhe no geoplano virtual o próximo
quadrado da sequência, ou seja, o quadrado 4.
b)
Complete a tabela:
c)
Observe os valores da tabela construída e verifique se existe proporcionalidade
entre a medida do lado e o perímetro do quadrado.
d) Complete a tabela:
e)Observe
os valores da tabela construída e verifique se existe proporcionalidade entre a
medida do lado e a área do quadrado.
8.
Com o geoplano virtual, desenhei um triângulo isósceles cujos catetos medem uma
unidade:
a)
Qual a hipotenusa desse triângulo isósceles? Apresente seus cálculos.
b) Ampliei o triângulo original, de forma que os catetos meçam duas unidades:
d) Qual é o próximo triângulo retângulo isósceles, de forma que a medida do cateto seja 4? Desenhe no geoplano virtual.
e)
Qual a hipotenusa desse novo triângulo ampliado? Apresente seus cálculos.
f)
Verifique se as figuras construídas são semelhantes, apresentando os cálculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário